Acesse seu Condomínio
Como evitar
  Publicado em 09/09/2021 08:09
  Fonte - Sindiconet


Acidentes com gás em condomínios, envolvendo vazamento ou transbordo de monóxido de carbono (CO), mais uma vez chamam a atenção de síndicos e moradores de condomínios.

É fundamental conhecer o tema, montar o seu próprio checklist de tarefas, ter as manutenções das instalações de gás em dia no condomínio e conscientizar moradores sobre os cuidados nas instalações e equipamentos das unidades com um objetivo comum: tornar o seu condomínio seguro, longe de tragédias. 

Os sistemas utilizados atualmente para uso de gás em condomínios são:
* GN (Gás Natural): Um sistema do fornecimento de gás contínuo, sendo distribuído diretamente das concessionárias ao empreendimento por meio de rede de gás canalizado. Nesse sistema, a medição é individualizada e a cobrança é mensal.
* GLP: Esse sistema requer a instalação de cilindros (botijões) de gás, normalmente no térreo da edificação ou dentro de cada apartamento (conforme Decreto Estadual nº 897). O abastecimento é periódico, feito por caminhões das concessionárias.

A maioria dos vazamentos de gás combustível ocorre nos elementos de ligação – "mangueiras" ou outros conectores flexíveis –, que vão se deteriorando por desgaste natural ou ação mecânica, por exemplo, ao esticar a mangueira para limpeza, ou sofrer batidas com outros objetos. Para começo de conversa, todo aparelho a gás deve ser instalado somente por profissional qualificado.

É muito importante fazer com que cada morador entenda o tamanho de sua responsabilidade – desde a instalação e a utilização corretas do equipamento, até a solicitação da manutenção por profissional capacitado.

Uma prática básica que pode minimizar e evitar muitos acidentes é a manutenção preventiva no mínimo anual de todos os equipamentos e instalações de gás.