Acesse seu
Condomínio

Manutenção Preventiva
  Publicado em 18/02/2021 09:02
  Fonte - sindiconet.com.br


De acordo com especialistas do segmento condominial, a manutenção preventiva é uma forma de levar para o condomínio uma manutenção programada, evitando o aparecimento de falhas em operações e equipamentos do empreendimento, e, por consequência, minimizando custos e imprevistos.

Com inspeções periódicas e vistorias programadas, é possível aplicar testes que viabilizem uma gestão financeira melhor e mais segura, diminuindo custos que situações emergenciais muita vezes geram. Isso sem contar os transtornos aos condôminos, que são evitados.

O ideal é que o condomínio use o manual entregue pela incorporadora. É a incorporadora/construtora quem melhor conhece o produto que concebeu e construiu. Ela é que deve indicar ‘o que’, ‘como’ e ‘quando’ devem ser feitas as manutenções.

Firmar contratos de manutenção de determinados equipamentos e sistemas com empresas especializadas é outro passo importantíssimo do programa de manutenção preventiva de qualquer condomínio. Elevadores, bombas, motores, geradores, ar condicionado, CFTV, cerca elétrica, luzes de emergência, portões e quadros elétricos são alguns exemplos.